Termogênico: A busca por estratégias complementares visando otimizar o processo de emagrecimento e aumento de performance vem se destacando entre praticantes e atletas do esporte.
Com isso, o suplemento termogênico tem sido alvo para atingir tais objetivos, principalmente o emagrecimento, sendo a cafeína a principal substância presente nos termogênicos, o suplemento também pode auxiliar para uma boa performance.
A seguir, vamos entender por completo o termogênico, o que é, como ele atua, como consumir e outras curiosidades.
Termogênico é toda substância ou nutriente capaz de aumentar a termogênese no corpo, ou seja, aumentar a temperatura corporal a custo de energia, ou seja, aumentando o gasto calórico.
Os termogênicos naturais são substâncias encontradas na natureza em sua forma original, sem nenhuma alteração feita pelo homem. Como exemplos de termogênicos naturais, podemos citar o guaraná, o café, a pimenta, o gengibre e o chá verde.
Os termogênicos em pó vão isolar e concentrar as substância responsáveis (compostos bioativos) por ter ação termogênica (como nos exemplos citados acima) a partir do processo de desidratação e liofilização. Como exemplo de termogênicos em pó, podemos citar a cafeína, gingerol, capsaicina e a taurina.
Os termogênicos em cápsulas apenas vão armazenar a substância termogênica em pó em algum recipiente, sendo o mais comum a cápsula, sendo assim, esse formato pode demorar mais pra fazer efeito do que o termogênico em pó.
O termogênico é capaz de induzir a quebra de gordura e possibilita que essa gordura seja utilizada como fonte energética.
Além disso, o termogênico pode auxiliar no gasto energético em repouso, ou seja, quando você não está realizando nenhum exercício físico, aumentando o gasto em cerca de 50 a 100 calorias. (1).
É importante ressaltar que, o exercício físico é primordial para gerar a necessidade do músculo em utilizar gordura como fonte energética, e de fato fazer a queima de gordura, pois caso não haja estímulo (treino), é possível que a gordura quebrada, volte pro tecido adiposo e não favoreça o emagrecimento.
O termogênico tem pouco efeito no emagrecimento, isso porque a principal substância presente nele, a cafeína, não consegue atuar de forma relevante no emagrecimento.
Sabendo disso, no processo de emagrecimento, um treino bem planejado e uma dieta estruturada com deficit calórico, são os principais fatores que vão te ajudar a alcançar um menor percentual de gordura. Sem a base bem feita (dieta, treino e sono), os efeitos do termogênico serão mínimos e possivelmente não te auxilie de forma satisfatória a alcançar seu objetivo, o emagrecimento.
O termogênico pode ser um bom aliado para melhorar o seu desempenho no treino, justamente pela ação da cafeína, que pode te dar aquela sensação de agitação e menor sensação de cansaço, possibilitando que você consiga fazer mais repetições, ou então percorrer uma distância maior no caso de esportes de endurance.
O termogênico vai atuar na quebra de gordura.
Para entender melhor as diferenças entre quebra de gordura e queima de gordura vou explicar didaticamente.
Imagine que a gordura fique guardada e o nosso corpo não consegue utilizar como fonte energética. Para o corpo conseguir usar essa gordura como energia, a gordura precisa ser quebrada.
Após ser a gordura ser quebrada ela fica disponível para ser usada pelas células e gerar energia, quando finalmente a gordura gera energia, ela é queimada.
O termogênico vai auxiliar na quebra de gordura, mas não garante que ela seja queimada. Para a gordura ser utilizada como fonte de energia, é necessário demanda energética.
O principal fator para o corpo diminuir gordura é o déficit calórico. Para facilitar, vamos pensar em um exemplo prático: Seu corpo usa 2000 calorias para fazer tudo do seu dia, mas você consome 1600 calorias, logo, seu corpo ainda precisa de 400 calorias pra “completar o tanque”.
Se você não consumir 400 calorias por meio da alimentação, seu corpo vai utilizar a gordura estocada como fonte de energia, assim diminuindo as quantidades de gordura no corpo (emagrecimento).
Bom, agora sabemos como acontece o emagrecimento.
Vimos também que o termogênico auxilia na quebra de gordura, e não no uso dessa gordura como fonte de energia. Além disso, também aumenta nosso gasto calórico entre 50 a 100 calorias.
Nessas condições, apenas os efeitos físicos do termogênico para emagrecer são baixos, é preciso a combinação do estímulo para garantirmos o melhor e mais completo desempenho físico e muscular.
O termogênico vai auxiliar você a ter mais disposição por conter benefícios, uma substância responsável por agir no sistema nervoso central e aumentar nossa disposição.
Os termogênicos podem ser tomados a qualquer momento do dia, porém, é interessante que você tome por volta de 40 minutos a 1 hora antes do treino, para que a cafeína possa começar a fazer seus efeitos.
Evite tomar após as 14:00 horas, pois pode interferir na qualidade do seu sono, e lembre-se da base para o sucesso: Treino, dieta e sono!
De forma geral, o ideal é que todos realizem exames preventivos antes de começarem a se exercitar, inclusive os cardiovasculares.
Por ter ação estimulante, a cafeína presente no termogênico pode causar taquicardia, um aumento na frequência cardíaca, por isso, é ideal que você saiba como está o funcionamento do seu coração.
Caso você não apresente nenhum problema de saúde, verifique com seu nutricionista ou profissional de saúde sobre o uso de termogênicos.
Como discutimos anteriormente, a ação do termogênico no emagrecimento é baixa, sendo assim, priorize realizar uma dieta com déficit calórico para perder gordura.
Sim! O termogênico vai auxiliar você em ter mais disposição para ir treinar, além de reduzir sua percepção de esforço, podendo te ajudar a fazer mais repetições ou percorrer distâncias mais longas.
De forma geral, é interessante realizar exames cardiovasculares para saber se você pode tomar estimulantes, como o próprio termogênico.
Você pode encontrar termogênicos de alta qualidade aqui em nossa categoria de terrmogênicos